About

Learn about our advisory boards, board of directors, staff, finances, procedures, FAQ, timeline, our programs, and how to contact us!

A Nossa Missão

A Fundação Lifeboat é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos, que se dedica à promoção de avanços científicos, ajudando ao mesmo tempo à sobrevivência humana perante riscos existenciais. Além disso, preocupa-se com a possível utilização danosa de tecnologias, como por exemplo a Engenharia Genética, a Nanotecnologia e a Robótica/IA (Inteligência Artificial), à medida que avançamos em direção à Singularidade.
 
A Fundação Lifeboat segue de perto várias alternativas, ajudando, por exemplo, ao desenvolvimento mais célere de tecnologias que defendam a humanidade, inclusive novos métodos para o combate aos vírus (como o RNA de interferência e novos métodos de vacina), estratégias defensivas eficazes contra a nanotecnologia, e até colónias espaciais auto-sustentáveis, caso outras estratégias defensivas fracassem.
 
Acreditamos que, em certas situações, poderá interessar ocultar, a bem do público, os recursos tecnológicos (por exemplo, estamos contra a divulgação, através da Internet e por parte do governo dos E.U.A., da receita para o vírus da gripe 1918).
 
Contamos com algumas das melhores mentes do planeta, que trabalham em programas que visam tornar a nossa sobrevivência uma garantia. Os Conselhos Consultivos da Fundação Lifeboat focam-se em auxiliar a Humanidade a sobreviver aos riscos existenciais e à possível utilização danosa de tecnologias.
 
Convidámo-lo a que se junte à nossa causa!

 

Risco Existencial

Um risco existencial é aquele que é considerado tanto global como terminal. Nick Bostrom define-o como um risco “onde um resultado adverso iria: ou aniquilar a vida inteligente a que a Terra deu origem, ou reduzir o seu potencial de o fazer, permanente e drasticamente.” O termo é frequentemente utilizado para descrever cenários desastrosos e apocalípticos, causados por uma superinteligência hostil, por utilizações nocivas da nanotecnologia molecular, ou por outras fontes de perigo.
 
A Fundação Lifeboat foi erigida com o intuito de evitar que tais eventos existenciais ocorram, dado que, uma vez que se verifiquem, a humanidade poderá não ter a possibilidade de corrigir o erro. Infelizmente, tanto os governos como a Humanidade em geral têm a tendência constante de reagir DEPOIS de acontecido o desastre. Alguns destes não deixarão sobreviventes, portanto devemos reagir ANTES que ocorram. É necessário que sejamos proactivos.
 
A Fundação Lifeboat está a desenvolver programas para que eventos existenciais sejam evitados (“escudos”), assim como programas para preservar a civilização (“preservadores”).
 
“Não nos podemos apoiar em abordagens de ensaio/erro se estamos a lidar com riscos existenciais… Precisamos de aumentar, em larga escala, o nosso investimento no desenvolvimento de tecnologias defensivas… Encontramo-nos, hoje, numa fase decisiva no que respeita à biotecnologia, e alcançaremos a fase, nos últimos 10 anos deste século, em que teremos de implementar directamente tecnologias defensivas contra a tecnologia. Um agente patogénico capaz de auto-replicação, quer de base biológica ou nanotecnológica, poderá destruir a nossa civilização numa questão de dias ou semanas.”
 
Ray Kurzweil